AndIbérico

19-02-2012 20:50

Carnaval em Movimento foi uma excelente ideia da Direcção do nosso clube que no dia 19/02/2012,  pode proporcionar uma excelente tarde desportiva no Pavilhão dos Olhos de Água – Albufeira, conjugando  eventos culturais com a realização do Andibérico 2012.

 

Com este evento, muito bem organizado, completou-se o ciclo de preparação com vista à segunda fase do campeonato nacional da 1ª Divisão de iniciadas, retribuindo a recepção que o Clube de Balonmano de Lauro nos tinha brindado em 04/02/2012.

 

Por infelicidade, já que estas situações acontecem, a avaria de um autocarro, já em plena viagem, impediu que a equipa de Infantis do C.Bm. Lauro se pudesse deslocar a este evento, com o intuito de defrontar a nossa similar do mesmo escalão. Assim a representação espanhola ficou-se pela representação da equipa de cadetes, que veio a defrontar a nossa de iniciadas (com um ano/dois anos a menos).

 

O evento teve início pelas 15H00, perante umas bancadas muito bem compostas, com cerca de 250 pessoas, que marcaram presença vibrante neste evento. A actuação da Academia de Dança da Praia da Falésia, que assim se veio juntar a esta tarde desportiva, dando-lhe um cunho muito pessoal, arrancou sorrisos rasgados e palmas grandiosas para a sua juventude. Parabéns pelas excelentes actuações que se seguiram ao longo da tarde. Pena foi que o sistema de som não tivesse sido o mais adequado para a grandiosidade do espectáculo. Assim uma chamada de atenção aos responsáveis do Clube da Praia da Falésia ou do CDCA, pois há que pensar também nestas situações e atempadamente requerer à autarquia um sistema de som adequado às necessidades. Apesar deste pequeno contratempo, este tipo de eventos vem provar, que a colaboração entre clubes do nosso concelho traz benefícios mútuos. Parabéns portanto às direcções do Clube Praia da Falésia e do CDCA. Uma fórmula para repetir.

 

Posteriormente deu-se início ao primeiro jogo da tarde, tendo-se defrontado as nossas minis divididas em Equipa A e B. Pudemos desta forma proporcionar a todas o prazer de rematar, passar, defender e acima de tudo de conviver entre elas através deste belo desporto que é o andebol. Parabéns ao futuro do nosso clube e especialmente aos treinadores que têm vindo a potenciar este querer, Ricardo, Paula Oliveira e Apolinário Assis. Um empate a 13 golos como resultado final, veio a reflectir o equilíbrio dominante que se verificou ao longo da partida, sendo certo que na verdade este foi o resultado mais conveniente e justo como prémio para as nossas atletas.

 

Depois o tão esperado jogo. As nossas iniciadas/juvenis contra as cadetes espanholas. Seria o jogo da desforra por parte do C.Bm. Lauro, ou as nossas meninas conseguiriam voltar a deslumbrar e a impor-se às espanholas. A claque que veio do país vizinho e que se situava do outro lado do pavilhão acreditava na “remontada” e expressava ruidosamente o seu apoio. Como já  se esperava, entrou em campo a equipa de iniciadas, uma vez que este encontro destinava-se exclusivamente à sua preparação.

Voltamos a demonstrar o nosso potencial. Com uma defesa bastante concentrada, agressiva, coesa  e bem organizada voltamos a travar mais uma batalha contra as enormes jogadoras espanholas, que com o seu desespero se limitavam a “varrer” o chão do nosso pavilhão, queixando-se constantemente de “supostas lesões”.  Em contrapartida as nossas atletas, por vezes muito doridas, tinham como principal preocupação o regresso para a defesa.. Esta situação de constantes interrupções para assistência a jogadoras espanholas, veio sobretudo prejudicar a nossa equipa que tem como base um contra ataque veloz e que assim via o seu fio de jogo constantemente interrompido. Por outro lado esta diferença de atitudes, vem bem demonstrar que o comportamento da nossa equipa é neste momento de autenticas guerreiras, que não se deixam abater facilmente e que perseguem incessantemente o objectivo principal “defender, recuperar a bola e depois marcar”. O intervalo com um resultado a nosso favor de 14-7, veio assim demonstrar a nossa superioridade dentro de campo.

 A segunda parte iniciou-se com as espanholas a tentarem a reviravolta mas o que se viu foi novamente a nossa equipa a aumentar a vantagem, baseada  numa boa defesa e contra ataque veloz. Voltaram as picardias (inclusivamente com a bancada), o mau perder e a falta de disciplina por parte das atletas espanholas que por diversas vezes partiram para a tentativa de agressão a atletas do nosso clube. Fomos mais uma vez prejudicados por esta atitude, uma vez que as nossas atletas ao receberem igualmente o cartão vermelho, são injustiçadas, já que as tentativas de agressão nunca partiram delas. Este tipo de situação tem de ser bem analisado pelas duplas de arbitragem, uma vez que assim é simples à equipa adversária tirar de campo as nossas principais jogadoras, ao mesmo tempo que jogadoras menos importante nas manobras da equipa adversária serão igualmente expulsas. O jogo na segunda parte tornou-se assim um pouco incaracterístico, e muito quezilento o que veio estragar um pouco o espectáculo. Houve tempo ainda na segunda parte para a entrada das jogadoras juvenis, o que veio trazer mais centímetros e peso à nossa equipa. Após os minutos iniciais em que a equipa tremeu com esta mudança tão radical, a equipa voltou a interligar-se e acabou novamente em bom plano, com um resultado final de 28-14.

Bom trabalho da dupla de arbitragem, que foi sendo sempre muito incomodada pelas reclamações espanholas, mas que souberam manter a compostura geral apropriada a estas situações.

Parabéns ao público que não se cansou nunca de puxar pela equipa, cantarolando “Albufeira, Albufeira”, vibrando a cada golo que se marcava e aplaudindo as boas prestações defensivas. Dá gosto ver assim as bancadas tão compostas, dá outro sabor ao jogo ao jogarmos sobre o incentivo constante da claque.

No final procedeu-se à cerimónia de entrega dos troféus, efectuada pelo Presidente da Associação de Andebol do Algarve, Sr. João Estrela, presente neste evento.

No final recolhemos as palavras do nosso Coach:

“Foi mais um bom jogo de preparação ao jogarmos contra esta equipa mais velha e mais poderosa atleticamente. Respondemos bem defensivamente, embora haja algumas posturas a corrigir, que por vezes podem ser mal interpretadas. A pressão que impusemos sobre as jogadoras espanholas foi na verdade tremenda e elas reagiram muito mal a este estilo de jogo. A situação começou a transfigurar-se de tal forma que fui obrigado na segunda metade, da segunda parte, a resguardar as principais peças da nossa equipa de iniciadas com medo de lesões no jogo. Apesar disto, voltamos a demonstrar que estamos na verdade no bom caminho e que fomos muito superiores à equipa espanhola. Quero deixar aqui bem expresso a minha gratidão aos nossos apoiantes e simpatizantes, que nunca se cansaram de apoiar a equipa e que compareceram em número bastante apreciável, tornando este evento já de si grandioso num autêntico festival desportivo. Estamos todos de parabéns, e em especial a direcção do CDCA. Gostaria de ver e faço desde já aqui um apelo público, para que voltemos novamente a emoldurar as bancadas do nosso pavilhão, nos jogos que teremos de realizar na segunda fase do campeonato nacional da 1ª Divisão de Iniciadas.”

Neste encontro alinharam e marcaram:

Guarda-Redes  - Lígia Silva e Inês Félix

Jogadoras de Campo- Cadi Candé (3 Golos), Mara Resende (9 golos), Sara Roldam (2 golos), Soraia Assis, Beatriz Amaro (1 golo), Catarina Martins, Ana Oliveira (9 golos), Fernanda (1 Golo), Ana Clara,  Thais Carvalho (1 golo) Catarina Gregório (1 golo) e Cláudia (1 Golo).

MVP do Encontro:

 

Soraia Assis – Com 11,70 de Coeficiente de Eficiência

Lígia Silva – Com 10,00 de Coeficiente de Eficiência

 

Estamos todas de parabéns e eu ainda vibrante com o apoio que conseguimos transmitir á equipa.

Temos ainda de realçar a alegria que as equipas transmitiram no fianl do jogo, ao comemorarem abraçadas e esquecendo as "picardias" naturais de um jogo de andebol.  Foi sem dúvida um final de troenio inesquecível.

De seguida procedeu-se a um particular entre as equipas de infantis do clube e um misto de juvenis iniciadas. De salientar que a equipa de infantis  bateu-se muito bem, não se deixando amedrontar pela idade e pelo poder das nossas atletas mais velhas. Parabéns ao Elói pela evolução que têm apresentado.

 

Saudações Desportivas

Repórter Laranja