E um dos lugares do Pódio foi Nosso

02-07-2012 00:19

O terceiro lugar foi conquistado frente á equipa da casa, a AREPA, num jogo dificil e emotivo, em que vencemos pelo parcial de 26-22. Novamente um bom jogo de Andebol, em que a nossa equipa esteve mais uma vez forte na defesa e extremamente elástica no ataque face às marcações individuais que a equipa adversária ia efectuando. Começamos muito bem, criando uma vantagem no marcador de 4 golos, com uma defesa profunda, dura e coesa, não deixando margem de manobra principalmente á poderosa lateral direita da Arepa. No ataque iamos abrindo espaços e penetrando sem hesitações, criando golos de belo efeito. De tal modo que ao longo de todo o jogo a Arepa resolveu marcar em primeiro lugar a Bea, depois passou a marcar  a Ana Catarina e já na segunda parte optou por marcar as duas individualmente. Contudo nos cinco minutos finais da primeira parte, permitimos que o cansaço viesse ao de cima e adormecesse um pouco a nossa equipa, que assim perdeu a concentração defensiva e permitiu que a vantagem que tinha amealhado se esfumasse. O intervalo chegou com a nossa equipa a perder pela vantagem minima.

Tempo de recarregar um pouco as baterias, ajustar alguns pormenores na defesa de modo a que ela permanecesse profunda e coesa, cortando as linhas de passe, e permitisse utilizar o contra ataque que tão bem fazemos. Assim foi. O início do segundo tempo veio trazer novamente a mesma estrutura defensiva, coesa e acutilante, o que permitiu fácilmente criar uma "almofada "  de dois/três golos que nunca viemos a perder, mesmo quando sofremos a pressão das marcações individuais às nossas laterais. Eis que então um elemento da equipa de arbitragem resolveu ser também ele a estrela da tarde, tentando complicar a vida da nossa equipa, que chegou a jogar bastante tempo sem a presença simultânea de duas jogadoras. Contudo o sentido de entreajuda foi enorme e o querer maior ainda. A equipa nunca perdeu a serenidade e acabou o jogo em bom plano com uma diferença de 4 golos. Contagem decrescente cantada pelo nosso banco e pelo público que nos apoiou, e festejos enormes e merecidos da nossa equipa, que assim conquistou um honroso terceiro lugar.

Este foi um torneio que á partida aceitamos participar, para dar experiência á nossa jovem equipa de juvenis da próxima época. Pelo regulamento do torneio já sabiamos que iriamos competir com equipas que poderiam inscrever atletas do 3º ano de juvenis, o que implicaria competirmos com atletas muito mais velhas que as nossas. Ou seja atletas com 18 anos de idade contra as nossas pequenas guerreiras (2 com 16 anos, 4 com 15 anos, 7 com 14 anos e uma com 12 anos).  Teria sido mais fácil abdicar das duas jogadoras de 16 anos e inscrever a equipa no escalão de iniciadas. Contudo o Coach, e bem, apostou no escalão superior para dar mais competitividade á equipa, mesmo que viessemos a perder todos os encontros. Quando chegamos ao torneio. e olhamos com atenção a estrutura das outras equipas, ficamos um pouco perturbadas e receosas devido ao grande porte atlético de algumas jogadoras. Via-se nos olhos das nossas atletas alguma dúvida e as perguntas saltavam com naturalidade. "Acham que temos hipótese com a equipa A ou contra a equipa B?"

Mas logo de seguida diziam: " Bem elas são maiores, mas não são duas"....

Grande postura e confiança. Conversando com o Coach ele disse que era bom sinal este tipo de reacção, pois mantinha-as alerta e respeitosas e ao mesmo tempo com uma vontante enorme de não se deixarem ultrapassar.

E assim os jogos foram encarados com coragem e querer e os adversários foram sendo ultrapassados aos poucos. Na verdade fomos a equipa sensação do torneio devido à nossa juventude e ao facto de não nos deixarmos subjugar e amedrontar. Como diz o Coach nas palestras: "Não interessa o tamanho do cachorro na luta. O que interessa é o tamanho da luta que está dentro do cachorro". E esse se o tivermos podem crer que saimos sempre de peito cheio de dentro de campo".

Aliás era notória a descrença de quem olhava para a nossa equipa com olhos de "avaliador " de equipas de andebol. Os que ficavam a ver o jogo iam percebendo e os outros não queriam acreditar.

MENINAS 

Que alegria e orgulho de pertencer a este grupo. São estes os momentos que fazem as equipas crescer e que dão equilibrio emocional para os momentos dificeis.

A equipa esteve toda ela bem, mas a Ligia, verdade seja dita, esteve estrondosa e merece aqui uma referência pelo seu desempenho desta manhã, no jogo decisivo pelo 3º Lugar.

ALBUFEIRAAAAAAAAAAAAAAA.

O Orgulho e a Felicidade são enormes. Parabéns meninas e Coach.

Fica a foto para história

Parabéns igualmente, ao Presidente Paulo Martins, á Bia, á Fátima, á Thais, á Verónica e ao António, que estiveram sempre por detrás no apoio constante ao grupo e que, fizeram o favor de ter o trabalho que ninguém vê, mas que  sem a ajuda dos mesmos certamente não seria possível este resultado. A postura de todo o grupo foi excelente, raiando quase o profissionalismo.

Queremos aqui prestar o nosso reconhecimento ao nosso padrinho o ator Pedro Barroso, que no meio dos seus afazeres profissionais, conseguiu um tempo extra para de deslocar ao Porto Alto para apoiar a equipa. Fica a foto para a história, com a cerimónia do apadrinhamento (E que bem ficas com esse equipamento Pedro...)

Participaram neste torneio:

 

G.Redes - Lígia Silva e Laura Gomes

Jogadoras de Campo: Kátia Roldam, Mara Resende, Sara Roldam, Soraia Assis, Marta Leonor, Catarina Martins, Ana Oliveira, Thais Carvalho, Ana Almeida, Cláudia Dionísio, Bea Amaro e  Catarina Gregório.


Estão igualmente de parabéns a Direcção do AREPA - Porto Alto, pela organização deste evento, assim como todos os voluntários que aderiram ao mesmo. Foi excelente.

Obrigado a todos

Repórter Laranja.