LAC 24 vs CDCA 22

20-10-2012 21:00

Nova época marcada pelo paradigma da conjuntura económica nacional. Deixemos por ora as implicações no desporto, da falta da assinatura dos contratos programas com as autarquias, e o futuro negro que antevejo para os/as jovens deste país. A preparação da equipa começou tarde e alto conturbada, mas como diz o velho ditado :" Vale mais tarde do que nunca".

Este é um ano de transição em que assumimos que não temos responsabilidades. É o ano ideal para fazer as jogadoras crescerem, sem qualquer tipo de pressão sobre as vitórias, a que equipa o ano passado estava adstrita no campeonato nacional de iniciadas. 

Deslocámo-nos a Lagoa com dois pequenos objectivos concretos, tendo um deles sido cumprido e o outro falhado por pouco. A equipa entrou bem, e rapidamente consegui a vantagem no marcador, por 4:1. Contudo adormecemos, esquecemos a acutilância necessária e a equipe voltou a refugiar-se nos moldes antigos. Levou a que o LAc recuperasse a desvantagem e conseguisse o "volte -face" no marcador, vantagem essa que nunca perdeu e o intervalo chegou com um parcial de 13-11 a favor da equipa da casa. A nossa equipa esteve bem em alguns momentos, tendo como arma principal o contra ataque que ia fazendo mossa na equipa do LAC. O Coach entretanto ia aproveitando para rodar a equipa, dando minutos a todas as jogadoras. 

No intervalo houve tempo para rectificar os pormenores necessários, e a equipa apresentou-se novamente em bom plano no segundo tempo. Deu luta, reagiu e passou para a frente do marcador. Conseguimos manter uma vantagem escassa de um dois golos até aos minutos finais, em que a equipa de arbitragem resolveu ser novamente a figura do jogo. Começamos a estar fartos da dupla maravilha, sendo um na verdade mais "descarado" do que o outro. A cerca de dois minutos do final do encontro, e quando nos encontravamos em vantagem por um golo, expulsa duas jogadoras nossas entre as quais a guarda-redes. Aproveitou um livre de sete metros discutível, para excluir por dois minutos a nossa central Soraia, que numa atitude defensiva, levantou apenas os braços e nem sequer chegou a tocar na outra jogadora, que aproveitou para fazer "teatro" após ter constatado que a Ligía tinha defendido o remate. Após explosão da Ligía ao bater a bola com mais força no chão, resolve expulsá-la, nem sabemos bem porquê.

Estava tudo dito. Ganharmos em Lagoa com esta equipa de arbitragem era impossível. O nosso amigo "Artur" árbitro que tem uma relação de "amizade" bem grande com este clube, tinha de ditar as suas leis. Com menos duas jogadoras em campo e tendo de colocar a a Bea  como guarda-redes, o LAC fez o que tinha a fazer e conseguiu passar para a frente do marcador e ganhar assim esta partida.

Para quem pensava que o jogo eram favas contadas,  nomeadamente as pessoas apoiantes do Lac, que se chegaram a vangloriar na parte da manhã no jogo de infantis, que iamos levar um grande "balde", foi convenhamos uma azia das grandes, mesmo muito grande. Bem viamos o nervosismo crescente da bancada, da mesa afecta ao Lagoa, do seu banco, das jogadoras e dos seus responsáveis máximos. Está para muito breve a reviravolta. Continuamos no bom caminho e essa é a lição mais importante. Para primeiro jogo de campeonato, foi um jogo razoável, embora saibamos que temos muito que trabalhar e que crescer. A equipa desde o Porto Alto que cresceu em atitude, e é dificil desmembrá-la. Continuamos a acreditar. Parabéns meninas. Todas estiveram a um bom nível com um ligeiro ascendente para a Lígia e a Mara.

Nota negativa mais uma vez para a equipa de arbitragem. (só foi marcado um livre de sete metros a nosso favor durante todo o jogo).

Alinharam e marcaram:

G.Redes - Ligía Silva

Jogadoras de campo: 

Cadi Candé, (2), Mara Resende (9), Catarina Gregório (3), Beatriz Amaro, Soraia Assis (2), Marta Leonor, Catarina Martins, Ana Oliveira (5), Ana Almeida (1), Cládia Dionisio.

Repórter Laranja.