Lagoa 25 - CDC Albufeira 25

17-02-2013 11:05

"Morremos na Praia"

Fase bastante célebre e que se aplica totalmente a este jogo. Estavamos bem preparadas e entramos dentro de campo para ganhar. A claque que conseguimos motivar era grande e bastante ruidosa, manifestando-se intensamente.

Contudo a realidade veio a ser outra. A pressão era enorme mas já sabiamos disso, esperavamos algumas alterações da equipa por parte do Lagoa, o que veio a acontecer, ao  deslocarem a sua jogadora mais poderosa para a ponta esquerda, facto esse com o qual nunca lidamos bem na primeira parte e inicio da segunda. Defensivamente ficamos retidos na linha de seis metros, e não saimos ao contacto com as jogadoras mais poderosas da outra equipa. Quando contactavamos havia falta de comunicação porque deixava-se a pivô sózinha. Não faziamos pressão nas linhas de passe. Ora uma das armas principais da equipa estava a funcionar mal. Ou seja a defesa agressiva. A sensação que tivemos foi que nunca nos conseguimos encontrar na primeira parte, sendo natural estarmos a perder por três golos de diferença. Algumas bolas no poste também colocaram a equipa mais nervosa, quando seriam situações que poderiam dar outro impulso à equipa. Enfim tempo de regressar ao balneário e de rectificações e chamadas de atenção.

O regresso ao jogo veio trazer mais do mesmo. Contudo depois  dos primeiros cinco minutos, e com as substituições de jogadoras que não se encontravam em sintonia com a equipa e com o jogo, começou a lenta recuperação. Foi aqui que começou a excelente exibição da Ligía  com uma postura magnifica que empurrou a equipa para a frente. Reduzimos o jogo à vantagem minima e posteriormente ao empate. Os últimos 10 minutos foram de loucos e de intensa emoção. Golo para nós e de seguida golo para elas. O pavilhão vibrava em pleno. Há muito tempo que não via uma coisa assim. Há muito tempo que não sentia esta emoção. Faltando um minuto e meio para o final do encontro, conseguimos com o jogo empatado, posse de bola. Time out pedido de imediato. Segundo palavras do Coach: "Estavamos onde queriamos e havia necessidade de acalmar e serenar a equipa para a parte final. Era importante marcar no ataque seguinte, para a pressão ficar do outro lado". 

Na verdade foi o que aconteceu. Marcamos, mas Lagoa volta a marcar. Novamente para o ataque e sucedeu a mesma coisa. Marcamos mas Lagoa volta também a marcar.  Jogo de loucos e impróprio para cardiacos. A 30 segundos do final provavelmente o nosso último ataque. Sete metros assinalado a nosso favor. O cronómetro não para e a Bea quando vai para a marcação devem faltar cerca de 10 segundos. O Pavilhão todo em suspenso. O desespero instalado nas caras das jogadoras de Lagoa. Bola a sair das mãos da Bea e a bater no pé de apoio da guarda-redes adversária. Nem queriamos acreditar. Recuperação apressada da bola, entrada da Ana Catarina na zona dos seis metros, deslocação por dentro da área de uma jogadora do Lagoa (sete metros sem margem para dúvidas) para impedir a penetração e é apenas assinalado 9 metros. 

Depois foi a tristeza. Tenho de dar os meus parabéns á Bea por ter assumido a marcação dos sete metros. Não é fácil assumir uma situação destas que decide um jogo a segundos do fim. 

O empate serve assim ao Lagoa,porque a diferença de golos nos nossos resultados é favorável aquela equipa por um golo. Contudo temos um reclamação efectuada junto da Federação sobre esta situação, uma vez que não concordamos com o sistema de desempate nestas condições, uma vez que ele não deveria servir de critério aos jogos a três voltas. Ou seja hà equipas que jogam duas vezes em casa como foi o caso do Lagoa e nós apenas uma. Ora entendemos que não há paridade de igualdades. Assim deveria aplicar-se o critério da diferença de golos marcados e sofridos entre todas as equipas.  E aí essa situação é nos favorável por grande margem de manobra e que se pode ainda dilitar com o último jogo contra  Gial Eanes. Mas também sabemos que somos pequenos e onde mora o poder. Nem estou a ver a Associação a não decidir a favor do Lagoa nem a própria Federação.

Embora não possamos festejar penso que estamos de parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela segunda parte que realizamos. Pena que a época termine assim.

 

Para a história fica este jogo memorável em que alinharam e marcaram:

 

G.Redes - Ligía Silva  

Jogadoras de campo: 

Cadi Candé (4), Mara Resende (5), Catarina Gregório (5),  Soraia Assis (1), Catarina Martins (1),  Cláudia Dionisio, Miruna Sima, Inês Félix, Beatriz Amaro (8), Ana Catarina (1) e  Katia Roldam.

Bom jogo da Ligia, Bea, Catarina Gregório e Catarina Martins

Bjs a todas

Repórter Laranja